55 13 3345-5568 | 55 13 3221-7713

Festa de Halloween

Escrito por em 30 Out, 2013

História do dia das Bruxas

 

Halloween é um feriado comemorado na noite de 31 de outubro. A palavra Halloween é uma abreviatura de Evenig também conhecido como Hallowe’en ou All Hallows Eve.

 

Atividades tradicionais da comemoração incluem travessuras, fogueiras, festas a fantasia com cadeira tiffany, visita “a casas assombradas” e esculturas feitas com aboboras. Os imigrantes irlandeses e escoceses levaram versão da tradição para a America do Norte no século XIX. Outros países ocidentais adotaram o feriado no final do século XX, incluindo a Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Reino Unido, bem como da Austrália e Nova Zelândia.

 

Halloween tem sua origem no antigo festival celta conhecido como Sambain (pronuncia-se “sah-win”). O festival Sambain é uma celebração do fim da época da colheita na cultura gaélica. Sambain era um tempo usado pelos antigos pagãos para fazer um balanço de suprimentos e se preparar para o inverso.

 

Os antigos celtas acreditavam que em 31 de outubro, as fronteiras entre os mundos dos vivos e dos mortos e falecidos voltariam à vida e causariam estragos como doenças ou colheitas danificadas.

 

O festival envolvia grandes fogueiras. Acredita-se que os incêndios morcegos eram atraídos pelo calor para a área do festival. Estes são alguns atributos adicionais da historia do Halloween.

 

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influencia da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de línguas inglesas também colaboram para a propagação da festa e, território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

 

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com a nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemoração também em 31 de outubro).

 

A comemoração da data recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa com cadeira tiffany de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias a pratica do bem.

 

halloween

Tiffany Brasil

Bergamo Brasil Comércio Exterior Logistica Ltda
Santos - São Paulo - Brasil